
ÉGUA É RESGATADA EM POUSO ALEGRE
Égua resgatada em Pouso Alegre se recupera de ferimento grave na cabeça com cuidados especializados
Animal está sob tratamento intensivo em santuário no interior de São Paulo e precisa de ajuda para continuar a recuperação
Resgatada em estado crítico no início deste mês em Pouso Alegre, a jovem égua batizada de “Aruna” está em processo de recuperação em um santuário de proteção animal no interior paulista. O caso, que ganhou grande repercussão em todo o estado após ser divulgado pelo Portal da Cidade, chamou a atenção pela gravidade do ferimento e pela situação de abandono.
Aruna foi encontrada pela protetora de animais Adriana Sula em um terreno baldio às margens da MG-290, no bairro São João. Debilitada, sem água ou alimento, a potra apresentava um grande ferimento na cabeça, tomado por bicheiras. A infecção já havia se espalhado e o estado de saúde do animal era considerado extremamente grave. A exposição dos ossos do crânio, visível após a remoção das larvas, indicava possível agressão com objeto contundente.
Levado ao Santuário Filhos de Shanti, localizado em Pindamonhangaba (SP), Aruna agora recebe cuidados intensivos sob supervisão do médico veterinário Luis Arthur. Segundo Rosângela Coelho, diretora do local, o processo de reabilitação deve durar pelo menos três meses.
O tratamento inclui aplicação intravenosa de soro e medicamentos, além de antibióticos, vitaminas e pomadas específicas para combater infecções e proteger a ferida. A égua já consegue se alimentar sozinha e recebe uma dieta especial com ração balanceada.
No entanto, os custos do tratamento são altos. A responsável pelo resgate, Adriana Sula, pede apoio da comunidade para garantir a continuidade dos cuidados. Doações de qualquer valor podem ser feitas via Pix para o número 85971006649.
Publicar comentário