
PROJETO POMARES DA MATA ATLÂNTICA É LANÇADO NO CIEM DE FÁTIMA EM POUSO ALEGRE
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente lançou, em abril, o projeto “Pomares da Mata Atlântica” na Escola Municipal Doutor Ângelo Consoli (CIEM de Fátima), com a participação dos alunos do período integral.
O projeto tem como objetivo incentivar a criação de pomares com árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica, promovendo o conhecimento sobre essas frutas e estimulando seu consumo. Além disso, busca ressaltar a importância ecológica dessas espécies, que atraem aves e polinizadores, ajudam na conservação do solo e fortalecem a cultura de educação ambiental.
Durante o evento, os alunos participaram do plantio das mudas e participaram de uma roda de conversa com a equipe de educação ambiental da Secretaria, que compartilhou informações científicas sobre o bioma da Mata Atlântica e sua biodiversidade. A secretária municipal de Educação, Suelene Marcondes de Souza Faria, destacou a importância de iniciativas como essa para promover a conscientização ambiental desde cedo, integrando a teoria ao aprendizado prático.
A aluna Dara Lavínia expressou sua empolgação com a ação, destacando a importância do apoio da Prefeitura e da dedicação da direção da escola.
As espécies plantadas incluem oiti, uvaia, pitanga, grumixama, cabeludinha, ameixa-amarela, araçá, ingá, jatobá e jabuticaba. Dependendo do espaço, são plantadas de 10 a 15 mudas por local, acompanhadas de adubo e plaquinhas de identificação, que os próprios alunos podem personalizar. O projeto também pode ser estendido para áreas verdes de bairros, caso haja interesse das associações comunitárias.
A Educadora Ambiental Ana Carla Arantes, que participou da atividade, destacou que o projeto é direcionado principalmente às escolas, mas pode ser ampliado para outras áreas públicas, com a oferta de materiais e suporte pela Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.
Imagem: PMPA
Publicar comentário