
MEC LANÇA NOVO EXAME PARA AVALIAR CURSOS DE MEDICINA E SELECIONAR CANDIDATOS À RESIDÊNCIA MÉDICA
O Ministério da Educação anunciou a criação do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), uma nova prova anual que terá dupla função: avaliar a qualidade dos cursos de medicina no país e servir como critério de seleção para programas de residência médica, por meio do Enare (Exame Nacional de Residência Médica).
A aplicação da primeira edição está prevista para outubro deste ano, com divulgação dos resultados no início de dezembro.
O Enamed será voltado principalmente a concluintes de cursos de medicina — cerca de 42 mil estudantes em todo o Brasil —, mas também estará disponível para médicos já formados que queiram disputar vagas na residência médica. Em 2024, o Enare já recebeu 56 mil inscrições para quase 9 mil vagas, distribuídas em mais de 160 instituições.
Estrutura da Prova
O exame será composto por 100 questões objetivas de múltipla escolha, abordando as seguintes áreas:
- Clínica Médica
- Cirurgia Geral
- Ginecologia e Obstetrícia
- Pediatria
- Medicina da Família e Comunidade
- Saúde Mental
- Saúde Coletiva
As questões serão elaboradas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina e desenvolvidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Inscrições
- Maio a junho: instituições de ensino farão as inscrições dos alunos concluintes via Enade.
- Julho: médicos formados poderão se inscrever individualmente para usar a nota do Enamed no processo seletivo do Enare.
Futuro do Enamed
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame poderá ganhar uma nova etapa para avaliar os alunos na metade do curso, como forma de acompanhamento da formação. Ainda não há data definida para a implementação dessa fase.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância da avaliação como forma de exigir mais qualidade das instituições:
“Todos sabemos que algo não está bem na formação médica no país. É preciso cobrar das instituições formadoras para que não sigam faturando sem oferecer ensino de qualidade”, afirmou.
Expansão do Enare
O Enare, conduzido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), já representa um quarto de todas as vagas de residência médica no Brasil. Com a chegada do Enamed, a expectativa é que mais instituições privadas, filantrópicas e públicas também adotem o exame federal em seus processos seletivos.
Imagem: Uniderp
Publicar comentário